quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fábio Assunção fala sobre o inferno que viveu com as drogas
O ator tratou abertamente do assunto no Fantástico e recebe o apoio e o carinho dos amigos
por Alessandro Lo-Bianco e Rose Delfino

Num depoimento comovente e corajoso, o ator Fábio Assunção, 38 anos, quebrou o silêncio e falou ao "Fantástico", da Globo, de domingo, 13, sobre como vem lutando para se livrar da dependência química. "Demorei a aceitar que tinha um vício e esse é o primeiro passo. O caminho é aceitar e pedir ajuda. Eu tinha medo de ser criticado e visto como uma referência negativa", disse emocionado o artista que nesta semana começa a gravar a minissérie "Dalva e Herivelto", na qual interpretará o papel do saudoso cantor Herivelto Martins, que teve um polêmico fim de casamento com a falecida estrela da música Dalva de Oliveira.
Tratamento de reabilitação
Com relação ao tratamento que fez em clínicas de São Paulo, Fábio declarou à jornalista Patrícia Poeta: "Eu me senti como se estivesse atravessando um deserto. Uma grande solidão. Fiquei quatro meses em uma clínica fechada e depois um mês em outra em que já podia receber visitas", revelou.
A namorada do ator, Karina Tavares, esteve ao lado dele o tempo todo. Os pais do ídolo também se aproximaram bastante e uma pessoa em especial foi muito importante no processo de recuperação: o filho, João, de 6 anos. "Expliquei a ele que eu estava fazendo um tratamento para aprender a comer e dormir nas horas certas", explicou Fábio. Quando Patrícia perguntou por que um rapaz bonito e famoso como ele se envolveu com drogas, o astro respondeu: "Fui brincar com uma coisa que eu não tinha dimensão de quanto é perigosa".
O pior momento
Há dez meses, Fábio foi afastado da novela "Negócio da China". Ele não conseguia cumprir os horários das gravações e chegou a passar mal nos bastidores. No início do ano passado, já tinha sido flagrado pela Polícia Federal, na capital paulista, recebendo uma encomenda de cocaína. Foi indiciado como testemunha enquanto o fornecedor era detido. O artista, então, seguiu para os Estados Unidos a fim de fazer um tratamento de desintoxicação que durou 40 dias. Pouco tempo depois, ele teve de retornar à mesma clínica onde ficou por mais 2 meses. Mesmo assim não deu certo.
"A coisa começou a ficar cada vez mais complicada. Eu não conseguia respeitar meus compromissos, não sabia se era terça-feira ou sábado", lembrou sobre a triste fase. O fato é que amigos de Fábio estão dando o maior apoio a ele. A atriz Adriana Esteves, que fará o papel de Dalva de Oliveira na minissérie afirmou: "Estou animadíssima por Fábio estar nesse projeto comigo. Ele está muito empolgado também".
Em sua página na internet, a atriz Cléo Pires foi outra que fez questão de comentar o caso recentemente, sem citar o nome de Fábio: "Acho muito digno assumirmos nossos defeitos e termos coragem e consciência o bastante para procurar melhorar."
Eri Johnson deixou uma mensagem carinhosa em seu perfil no Orkut dizendo estar bastante sensibilizado e 100% do lado do amigo. Fábio ainda não se considera curado, mas se diz encantado com a recuperação. "Estou conseguindo. Peguei um caminho que não tem volta. Não vou permitir que minha vida seja o que era antes", prometeu, para felicidade daqueles que o amam.
------------------------------------------------------------------------------------------------

 "Meu nome é Veriano - eu sou um dependente químico em recuperação - graças a Deus".
Dezessete anos foi o tempo em que vivi nas drogas. Há dois anos acordei para a vida - estou limpo.
Participo do Programa de Recuperação ao Dependente Químico do GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA JOÃO RAMALHO em São Bernardo do Campo - SP.
Gostaria de voltar há alguns anos para falar sobre a minha recuperação.
Aos 15 anos conheci minha 1ª dependência, que se deu pela liberdade de usar o dinheiro do 1º trabalho. Me achava dono da razão e com isso me enganei plenamente. E hoje estou aqui dando este depoimento.
Comecei a usar a 1ª droga, conhecida como "bolinha", que na área médica são Anfetaminas; mas, no mundo das drogas são bolinhas mesmo, misturadas ao álcool.
Álcool... maconha... cocaína... e crack.Mas a droga de eleição foi a cocaína - a que eu mais gostava, a que mais me dava prazer. É por isso que estou aqui - por causa dela. É um "amor" e uma necessidade tão grande e intensa, que para se livrar você precisa de outras pessoas.
Você precisa do amor mais forte de outras pessoas para lhe dar confiança e prazer naquilo que você quer e deseja fazer na vida.
Quando eu procurei ajuda e me aceitei como dependente químico - me ajudaram - porque eu estava disposto a ser ajudado.
Essa ajuda veio do Ambulatório de Saúde Mental de SBCampo - SP (grupo de recuperação médica-psiquiátrica), e do grupo de apoio ao dependente químico do G. F. Espírita João Ramalho.
Com toda dependência adquiri seqüelas de aprendizagem e memória, nada mais grave, graças a Deus.
O que eu procurei nas drogas e nunca achei em 17 anos, hoje em dois anos limpo, encontrei no carinho de minha filha com 10 anos, esposa e amigos que estão do meu lado procurando ajudar.
A primeira coisa que fiz quando decidi parar com as drogas foi a reparação junto da família - uma grande alegria para mim.
Seguir os de 12 passos de recuperação é como aprender a ler e escrever. É para seguir e com certeza ser feliz. É aceitar a doença, acreditar na saída, se cuidar de boa vontade, se conhecer prá valer, reconhecer as falhas, trabalhar e vencer o orgulho, reparar, reparar, reparar, pedir a Deus proteção e compartilhar.
Foi válido ter conhecido as drogas, porque hoje me tornei uma pessoa melhor.
Se esse era o caminho que estava proposto para mim, eu o percorri com dignidade; prejudiquei a mim mesmo e hoje estou passando adiante aquilo que eu não gostaria que ninguém passasse - porque é muito dolorido viver nas drogas.
Então, vamos ter consciência e paciência, porque se eu tive essa chance de recuperação, com certeza todos dependentes e co-dependentes, terão essa oportunidade.
É só ter firmeza no que está fazendo, no que deseja, amar e aceitar quem está lhe dando a mão.Se isso não acontecer você chega no limite, e limite para dependente químico é cadeia... é a morte.
Muito obrigado e 24 horas de sobriedade a todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário